
Eu e o Lipe decidimos neste ano criar um projeto de leitura pra nós, pensando em quebrar recordes e alguns tabus pessoais em relação a livros de forma geral. Cada um enumerou em itens algumas metas a serem alcançadas, levando em consideração desejos que queremos sanar em 2018. Minha lista ficou menor, mas ainda sim acho que são desafios suficientes pro meu ritmo de leitura. Vamos lá:
1. Ler uma série completa
Em 2017 eu consegui ler os quatro livros que compõe a Saga dos Corvos (Maggie Stiefvater) e felizmente acabei adorando cada momento. Ler uma série toda em um curto período de tempo foi uma experiência nova e ótima e por isso eu quero repetir neste ano. Agora em janeiro eu já li o primeiro volume da Saga Otori e adorei, então provavelmente essa será a série a ser lida completinha em 2018 (espero ter acesso aos outros livros rápido).
2. Ler um grande autor (ou mais)
Costumo ler livros de autores diferentes eventualmente, mas nos últimos tempos tenho só lido coisas de quem já conheço, como Brandon Sanderson, ou de autores que sempre estiveram na minha zona de conforto. Grandes nomes como Tolstói ou Dostoïevski nunca estiveram no meu horizonte de leituras, e por isso esse ano eu quero conhecer algum deles. Provárel: Dostoïevski.
3. Ler um livro nacional (ou mais)
Nacionais praticamente nunca estão nas minhas listas de leitura (lamentável). Meu maior contato com autor nacional foi com Érico Veríssimo, cujos livros lidos são muito queridos por mim, como Clarissa, Música ao Longe e Caminhos Cruzados. Vou querer ler mais livros dele esse ano, mas meu foco maior deve ficar em novos autores. A onda crescente de autores brasileiros que escrevem fantasia despertou mais o meu interesse em ler livros nacionais mais recentes. Provável primeira leitura: A Ordem Vermelha - Felipe Castilho.
4. Ler um livro da Virginia Woolf (ou mais)
A primeira vez que li essa autora eu me apaixonei. Foi com A Viagem, o primeiro romance que ela escreveu. Até então, a tal da técnica de escrita que a tornou famosa (o fluxo de consciência) não tava muito bem instalada ainda nessa obra, então eu não pude ter contato real com ela, e eu quero. Então ler mais livros da Virginia está nos meus planos de leitura pra este ano, até porque é uma autora com a qual eu me identifiquei logo de cara.
5. Ler um clássico (ou mais)
Ta aí outra categoria de livros que nunca está nos meus planos de leitura. Os "clássicos" sempre me assustaram, ano passado comecei a ler Os Miseráveis e, ainda que eu tenha abandonado depois do terceiro tomo (não aguentei muito as partes históricas, são muitas), tive uma boa experiência. Quero repetir a boa experiência com outras obras que são consideradas clássicas, e quem sabe até terminar de ler esse. Ainda não faço ideia de qual obra clássica lerei, mas O Morro dos Ventos Uivantes no momento tá me apetecendo mais.
6. Reler os 8 livros de Harry Potter
Sou daqueles que cresceram lendo Harry Potter. Li A Pedra Filosofal quando o livro saiu no Brasil em 2000, por indicação de um garoto que só vi uma vez (serei eternamente grato a você, garoto que nem lembro o nome), ele me explicou a trama de forma tão apaixonada que eu acabei me apaixonando na hora sem nem mesmo ter lido. Enfim, já reli pelo menos uma vez cada um deles, mas faz tempo, e me veio essa vontade de revisitar Hogwarts através das páginas, e não dos filmes, então vamos tentar.
7. Ler mais mangás
Abandonei minhas raízes otaku há muito tempo, MAS, no ano passado comecei a colecionar duas séries em mangá, Ajin e Inuyashiki, e retomei um pouquinho das raízes, ainda que na minha era de ouro otaku nunca tenha lido muitos mangás além de Evangelion e X/1999. Gostaria de retomar esse hábito (até porque tem surgido muitos mangás com tramas interessantíssimas) e então tenho como meta seguir essas duas séries mencionadas, pelo menos.
That's all folks.
Os 8 Potters?!
ResponderExcluirOs 8 potters! Preciso conseguir
ExcluirNão rolou.
Excluir